Telescópio Didático

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jul 01, 2020 16h33
Telescopio


Objetivo

Este curso fez parte das atividades de extensão da Divisão de Astrofísica do INPE para o Ano Internacional da Astronomia (AIA), em 2009. O principal objetivo é o de capacitar professores da rede de ensino para a montagem, manutenção e manuseio de um telescópio refletor de baixo custo e bom desempenho. Durante o curso os participantes aprenderão a construir e operar um telescópio newtoniano com montagem dobsoniana, a fim de utilizá-lo como um recurso didático em sua escola. O telescópio proposto poderá ser utilizado tanto em observações astronômicas como em experimentos de física.

Com recursos do Miniobservatório Astronômico do INPE, serão montados durante as aulas três telescópios que deverão posteriormente ser utilizados no atendimento a visitas de escolas e do público em geral.

Público Alvo

Professores e profissionais de educação do ensino fundamental e médio da região do Vale do Paraíba, ligados à área de ciências, em especial física, química, matemática e geografia.

Motivação

  • Oferecer de modo regular um curso de atualização sobre Astronomia para profissionais do ensino e estudantes universitários de graduação de áreas afins.
  • Contribuir com a desmitificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa científica.
  • Apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias.
  • Despertar uma possível vocação científica em alunos de graduação e motivar educadores a repensar a forma de apresentar a ciência a seus estudantes.

Pesquisador Responsável

Eder Martioli

Coordenação e Organização

Divisão de Astrofísica - DIDAS
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Avenida dos Astronautas, 1.758 - Jd. Granja - CEP 12227-010
São José dos Campos - SP - Brasil