Notícia
Pesquisadores do INPE participam de livro sobre tempestades geomagnéticas
São José dos Campos-SP, 21 de março de 2007
O Congresso de Clima Espacial e Tempestades Geomagnéticas, que acontece a cada dois anos, reúne pesquisadores do mundo inteiro com intuito de unir seus estudos sobre estas tempestades e os efeitos causados por elas ao planeta. Cada reunião desses cientistas resulta em uma publicação sobre o assunto. Em janeiro de 2007 foi lançado pela American Geophisical Union (AGU) o livro Recurrent Magnetic Storms: Corotating Solar Wind Streams, que trata especificamente dos problemas decorrentes desses tumultos geomagnéticos e foi resultado das discussões do evento realizado no ano passado.
A região da superfície do Sol emite uma matéria coronária que permanece ativa por mais de uma rotação solar. Tal matéria ejetada interage com o campo magnético da Terra e causa fortes efeitos no regime eletrodinâmico, gerando campos e correntes elétricas e feixes de partículas em todo ambiente espacial ao redor da Terra. Tais acontecimentos, assim como o feixe de partículas gerado durante a interação do plasma interplanetário, pode destruir parcialmente ou totalmente instrumentos de bordo de satélites artificiais, causando interrupções temporárias ou definitivas em seus trabalhos.
Isso e muito mais é tratado no livro que conta com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Dr. Walter Demétrio Gonzáles, da Divisão de Astrofísica, e o Dr. José Humberto Andrade Sobral, da Divisão de Aeronomia, fazem parte da equipe de editores. O Dr. Mangalathayil Ali Abdu, também da Divisão de Aeronomia, é o primeiro autor de um dos capítulos do livro. O livro pode ser encontrado através do site www.agu.org.
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.