Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE/MCTI lança página na Internet para comemorar seus 60 anos de história na área espacial

por INPE
Publicado: Ago 05, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de agosto de 2021

Imagem INPE/MCTI lança página na Internet para comemorar seus 60 anos de história na área espacial

Para comemorar o aniversário de 60 anos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) está lançando um hotsite em sua página na Internet, www.inpe.br, reunindo uma série de informações, conteúdos e marcos referentes à celebração dessa data. No dia 3 de agosto de 1961, o então presidente Jânio Quadros assinou um decreto criando o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), que deu origem ao INPE.

Na página da Internet, é possível consultar a programação completa de eventos que serão realizados durante o mês de aniversário. Também estão disponíveis os selos comemorativos de 60 anos do INPE, vídeos veiculados semanalmente em sua homepage, além das notícias na mídia sobre o aniversário do Instituto.

Além do hotsite do aniversário, será lançado em comemoração aos 60 anos o Projeto Memória, com o objetivo de recuperar, criar e organizar documentos com valor histórico para o INPE. Os acervos a serem montados irão disponibilizar vídeos, fotos, livros, linha do tempo, entre outros documentos. O primeiro acervo, dos ex-diretores do INPE, ainda em fase de montagem, apresentará o primeiro diretor do INPE, Fernando de Mendonça (1963-1976).

O Projeto Memória será lançado no dia 12 de agosto, quando será realizada uma live para a apresentação da iniciativa. A apresentação será realizada pelos servidores Paulo Augusto Escada e Marciana Leite Ribeiro, ambos do INPE, e pela pesquisadora Christina Helena Barboza, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A live será transmitida às 10 horas, pelo Canal do INPE no Youtube. Fique por dentro do que acontece no INPE, nos acompanhe nas redes sociais!

Acesse e conheça:

INPE 60 anos (hotsite): www.inpe.br/60anos


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.