Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Workshop discute avanços científicos do Projeto CHUVA

por INPE
Publicado: Mai 09, 2013
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de maio de 2013

Cerca de 60 pesquisadores do Brasil, Argentina, Estados Unidos, França e Alemanha participam do CHUVA International Workshop, que teve início nesta quarta-feira (8/5) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Luiz Augusto Toledo Machado, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenador do CHUVA, o workshop promove a interação entre os pesquisadores que estão diretamente envolvidos no projeto e com os que fazem uso do seu banco de dados. Estão sendo discutidos os avanços científicos e os próximos passos da análise de dados no experimento de campo.

O workshop está sendo transmitido ao vivo pela TV USP http://iptv.usp.br/portal/. A programação e outras informações estão disponíveis no site
http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/workshop/index.html.

O Projeto CHUVA

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. A grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de precipitação, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

O Projeto CHUVA consiste em sete campanhas em diferentes regiões brasileiras que permitirão definir as características microfísicas dos principais regimes de precipitação do país e, consequentemente, melhorar a estimativa de precipitação por satélite e radar, a modelagem em alta resolução espacial, a previsão imediata de tempestade e aprimorar o entendimento dos processos físicos envolvidos na formação e no ciclo de vida das nuvens e da precipitação.

As campanhas científicas já foram realizadas em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA), São José dos Campos (SP) e Santa Maria (RS). A próxima campanha acontecerá em Manaus (AM), em 2014.

Outras informações estão disponíveis no site http://chuvaproject.cptec.inpe.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.