Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa do ciclo de palestras "Cosmologia e o Ano Internacional da Física"

por INPE
Publicado: Mar 22, 2005
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de março de 2005

A Divisão de Astrofísica (DAS) do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia - está apoiando o evento "Cosmologia e o Ano Internacional da Física", que teve início dia 15 de março e se estende até 21 de junho, na Livraria Cultura, em São Paulo.

A programação contempla uma série de oito palestras e conta com a participação do pesquisador Thyrso Vilela Neto, da Divisão de Astrofísica, que apresentará o tema "A Temperatura do Universo", no dia 24 de maio. O programa divide-se em quatro palestras introdutórias, culminando na exposição do modelo cosmológico padrão, e quatro com temas teóricos e experimentais de fronteira, tais como matéria e energia escura e teorias de unificação.

O Planetário e Escola Municipal de Astrofísica do Parque do Ibirapuera é responsável pela realização do evento, em parceria com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da Atmosfera (IAG) da USP e o Instituto de Física Teórica da UNES, sob coordenação de Oscar Matsura, diretor do Planetário.

As palestras são gratuitas e abertas ao público e acontecem a cada duas semanas na Livraria Cultura (Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP), a partir das 19h. Mais informações no endereço http://www.livrariacultura.com.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.