Observação Remota em 2007
Sessões de Observação Remota em 2007 - 27 de Setembro e 05 Outubro de 2007
19h até 22h
Data e período da sessão: 27 de Setembro e 05 Outubro de 2007 19h até 22h
Projeto: Um passeio pelo céu
Instituição de Ensino: Escola Municipal Prof. Michel P. Sawaya
Cidade - Estado: São José do Rio Preto - SP
Professor(a): Claudia R. Santa Rosa da Mota
Assistentes no Miniobservatório: Miniobservatório: Dr J. Willians Vilas Boas, Marcos Andre Okada e Fábio Vinicius Dias
Condições do céu: 27 de Setembro de 2007 - Fechado, mas no dia 05 de Outubro de 2007 na Sessão Extra, Céu aberto
Astros observados: Asteróide Angelina, aglomerado aberto Butterfly Cluster M6, aglomerado globular M22, planeta Netuno, galáxia Pégasus e Asteróide Angelina.
Imagens feitas: Arquivos FITS e GIF
Configuração: Configuração óptica e dimensão das imagens: Câmera direta com redutor focal imageando 16 arcmin X 10,5 arcmin numa escala de 1,27 arcsec/pixel.
Relatório do(a) professor (a): Descobri sobre a observação remota no ano passado através da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), da qual sou representante em nossa Escola. Entrei em contato no ano passado e o prazo para inscrição tinha acabado. Este ano (2007), quando recebi os documentos da OBA, não tive dúvida: entrei em contato e fiz a inscrição.
As informações enviadas por vocês foram ótimas. Sobre a assessoria durante a sessão, não tenho nem palavras, pois vocês conseguiram transpor todos os nossos problemas. Na realidade, vocês não foram 10, foram 1000. A sessão ultrapassou nossas expectativas, os alunos adoraram, ainda mais que nem os alunos e nem os professores nunca tiveram essa experiência. Ao todo tínhamos 25 alunos, 3 professores e a nossa Diretora. Quanto às atividades extras, nossos alunos foram ao Laboratório de Informática pesquisar sobre os astros observados.
Como tivemos problemas de comunicação, na realidade foi com o esforço de vocês que conseguimos ter algum bate-papo, onde usamos uma via paralela e não a original. Quanto ao modo de conexão remota, adotamos o sistema UTS Web, foi ótimo. Com as nossas dificuldades de comunicação, não visualizamos a movimentação do telescópio, mas observamos o campo apontado pela luneta digital. Também não tivemos as imagens de calibração.
O nosso sistema operacional aqui na Escola é o Linux. Visualizamos apenas as imagens GIF, e não conseguimos acessar a página do Heavens Above e nem o programa de céu virtual, pois esses programas são compatíveis com o Microsoft Windows, e não com o Linux. No dia, como tivemos problemas, não acessamos o banco público de imagens, fizemos isso no dia seguinte. Quanto ao sistema UTS Web e o projeto observacional, só tenho elogios, pois foi uma experiência inédita em nosso município. Esperamos ansiosos pela próxima observação, e desta vez sem problemas técnicos.
Foto(s) do(s) observador(es): ---