Regras para executar uma Sessão Remota no Miniobservatório
As observações remotas são direcionadas a instituições do ensino formal.

O telefone do Miniobservatório é (12) 3208-6745 e seu e-mail é: email_miniobservatorio
• O contato com a equipe do observatório durante uma sessão remota é feito por meio da nossa interface web própria de bate-papo.
Caso o tempo meteorológico local fique inadequado imediatamente antes ou durante a sessão remota (umidade alta, condensação, vento intenso, tempo nublado, chuva e/ou descargas elétricas), a sessão precisa ser automaticamente suspensa.
• Sendo observador novato, é possível apenas exercitar uma conexão remota para conhecer o seu funcionamento.
• Somente pode-se adiá-la caso haja noite disponível e interesse por parte da instituição de ensino.
Ocorrendo qualquer problema técnico-operacional no observatório durante a sessão remota (ex. apontamento inadequado do telescópio ou focalização inadequada das imagens), a mesma é interrompida para a resolução do mesmo.
• No caso de falta de energia elétrica, a sessão fica automaticamente suspensa após 5 a 10 minutos.
• A sessão é somente adiada, caso haja noite disponível e interesse por parte da instituição de ensino.
Se ocorrer qualquer problema na instituição de ensino de caráter técnico ou não, recomenda-se contatar imediatamente por telefone a equipe do Miniobservatório.

A configuração óptica-instrumental apropriada ao projeto é definida pela equipe do Miniobservatório.

A lista dos astros do projeto 'Um passeio pelo céu' e os tempos de exposição são fornecidos pelo Miniobservatório.

É somente possível apontar o telescópio para regiões do céu acima de 30 graus de altura angular, exceto para o oeste quando se pode observar desde 20 graus.

Atualmente a precisão do apontamento do telescópio é de +/- 1 minuto- de-arco (1 "rms").

Os arquivos das imagens dos astros devem ser descarregados preferencialmente durante a sessão, ou após a mesma a partir do banco público de imagens.

Sugere-se usar unicamente o filtro V (Bessell) para a aquisição das imagens.
• Caso o observador seja experiente, outros filtros podem ser utilizados.
O tratamento das imagens celestes brutas é efetuado pela equipe do Miniobservatório. As imagens tratadas (formatos GIF e FITS) são fornecidas na semana posterior a da sessão remota.

As imagens capturadas tornam-se de domínio público e ficam imediatamente disponíveis no banco público de imagens do Miniobservatório.

Notas adicionais para a realização de uma sessão remota
É importante que seja utilizado durante a sessão um programa visualizador de imagens FITS (FITSview), que é para Windows e gratuito, porém não é imprescindível porque as mesmas podem ser visualizadas no próprio Sistema Web e descarregadas como arquivos GIF.

O visualizador FITSview apresenta a origem (0,0) do sistema de coordenadas em pixel situada no canto inferior esquerdo enquanto que nas imagens visualizadas no Sistema Web a origem localiza-se no canto superior esquerdo.
• A direção Norte fica para cima e Leste para esquerda quando o telescópio está do lado leste do pilar (neste caso, em geral, a região apontada pelo telescópio fica no lado oeste do céu) e vice-versa. Portanto as imagens GIF, obtidas durante a sessão, são visualizadas no Sistema Web com orientação invertida daquela disponibilizada pelo programa FITSview.
O uso de um programa de céu virtual ou efemérides astronômicas é recomendado, mas não imprescindível visto que no Sistema Web há visualização de céu virtual.
• Como exemplos de programas gratuitos para Windows, tem-se o "Cartes du Ciel", o qual possui uma versão em Português, e o WinEphem.