LINHAS DE PESQUISA
As pesquisas na DAS esto atualmente estruturadas nas seguintes linhas:

Astrofísica de Altas Energias - O objetivo científico desta linha de pesquisa o estudo de fontes cósmicas de radição X e gama para um melhor conhecimento dos tipos de objetos e dos mecanismos de emissão responsáveis por essas radiações.

Cosmologia - O objetivo científico em Cosmologia o estudo da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM) para entender os mecanismos responsáveis pela formação de estruturas (galáxias, aglomerados) no Universo.

Astrofísica Óptica e no Infravermelho - Esta linha desenvolve pesquisa científica nas áreas da Astrofísica Estelar e Extragaláctica, utilizando dados observacionais fotométricos, espectroscópicos e polarimétricos na região visível e infravermelha do espectro eletromagnético.

Radiofísica - Nesta linha são desenvolvidas pesquisas em astronomia galática, extragalática e relações solares-terrestres, fazendo uso de medidas na faixa das ondas de rádio do espectro eletromagnético.

Física do Meio Interplanetário - Esta linha de pesquisas tem como objetivo efetuar investigações da interação dos efeitos causados pelos fenômenos solares (erupes, "Coronal Mass Ejections" - CME - e filamentos eruptivos), que são responsáveis pela aceleração de partículas e geração de ondas de choque, e de sua propagação e interação com o meio interplanetário, a partir da atmosfera solar até a órbita de Júpiter.

é Ondas Gravitacionais - O objetivo cientifico em Ondas Gravitacionais o estudo do Universo pela observação das suas fontes emissoras de radiação no espectro gravitacional.