Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Visita ao INPE do chefe do departamento de computação da Universidade Johns Hopkins (EU)

por INPE
Publicado: Fev 05, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de fevereiro de 2020

Entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2020 recebemos a visita de Randal Burns da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos.

O Burns é professor de computação e chefe do departamento de computação da Universidade Johns Hopkins. Sua pesquisa tem incrementado os limites de escalabilidade de ciência dos dados com tecnologias emergentes de armazenamento, com aplicações que variam de simulações numéricas para turbulência, neurociência através de microscopia e astronomia observacional.

Burns obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz em 2000 e o bacharelado em Geofísica pela Universidade de Stanford em 1993. Antes de ingressar na Universidade Johns Hopkins foi pesquisador do Centro de Pesquisa da IBM em Almaden, onde obteve o prêmio Outstanding Innovation. Burns também recebeu um prêmio pela sua carreira pela National Science Foundation.

Durante a visita o Burns ministrou o curso "Parallel Programming for Data Science" para alunos da Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP), de outros programas de pós-graduação do INPE e para servidores do instituto. Também apresentou dois seminários: "Reproducible Data Science with Gigantum" e "External Memory Systems for Data Science and Machine Learning". Este seminário foi também apresentado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, durante uma visita às instalações do centro.

O material dos seminários pode ser acessado em https://1drv.ms/b/s!AlgXW7dbUWkTvYEsLpigXo4FxvQmcg?e=iclyp5 e https://1drv.ms/b/s!AlgXW7dbUWkTvYEt-vCJZnFY_GGm9A?e=SGcZ6u. A apresentação do segundo seminário está no canal do YouTube do CPTEC em https://www.youtube.com/watch?v=OJVUJcEVha8.

Ainda durante a visita foram feitos contatos para colaborações futuras, incluindo possibilidades de uso da plataforma Gigantum em educação em data science e machine learning, e possibilidades de intercâmbios de alunos do INPE na Universidade Johns Hopkins.

A visita foi custeada com recursos do programa PrInt/CAPES, que apoia a internacionalização dos programas de pós-graduação do INPE.



Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.