Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Especialistas do INPE dão aulas a educadores e alunos em julho

por INPE
Publicado: Jul 05, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de julho de 2019

Imagem Especialistas do INPE dão aulas a educadores e alunos em julho

Divulgadores da ciência, professores e universitários aproveitam o período das férias escolares de julho nos cursos oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). A ideia é reunir interessados em multiplicar o conhecimento gerado pelo Instituto em suas escolas e comunidades, democratizando o acesso às ciências e tecnologias espaciais. Os cursos são gratuitos.

Uma das iniciativas de maior sucesso é o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA), que já recebeu 1.100 participantes, entre professores do ensino formal e estudantes de graduação de todas as regiões brasileiras.

Promovido pela Divisão de Astrofísica do INPE desde 1998, a vigésima edição do CIAA começou em 1° de julho e vai até esta sexta-feira (05/07), concluindo uma semana intensa de atividades de observação do céu e aulas que abordaram desde o sistema solar e estrelas, passando por ondas gravitacionais, até astrobiologia. Clique aqui e saiba mais sobre o CIAA.

Na mesma linha de multiplicação da ciência feita no INPE, foi criada a Miniescola de Física Espacial, que acontece pela primeira vez neste sábado (06/07). O curso abordará conceitos fundamentais de Física Espacial, além de áreas de pesquisas das Divisões de Geofísica Espacial e Aeronomia. Saiba mais aqui.

Satélites

Na segunda-feira (08/07), começa o Curso de Inverno de Introdução às Tecnologias Espaciais. Promovido pela Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE, em colaboração com outras áreas do Instituto, o curso traz atividades sobre satélites e seus subsistemas, montagem, integração e testes, veículos lançadores, aplicações de satélites, ambiente espacial, história, economia e direito espacial, entre outros temas. O Curso de Inverno vai até o dia 26 de julho. Clique aqui para saber mais.

Realizado pela Coordenação de Observação da Terra do INPE, o Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente acontece de 15 a 19 de julho. Em 40 horas de aulas teóricas e práticas, os especialistas do INPE ensinam sobre sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos do sensoriamento remoto. São apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na meteorologia, na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas. Saiba mais aqui sobre esse curso.


CIAA está na vigésima edição


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.