Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Inscrições abertas ao curso de introdução à astronomia

por INPE
Publicado: Mar 27, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de março de 2019

Imagem Inscrições abertas ao curso de introdução à astronomia

"Um curso ministrado por quem faz ciência e dirigido a quem multiplica o conhecimento na sociedade", define André de Castro Milone, coordenador do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica - CIAA 2019, que será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), no período de 1° a 5 de julho.

Em sua 20ª edição, o CIAA é dirigido a professores, divulgadores da ciência e estudantes universitários, abordando conceitos fundamentais da astronomia, além de áreas de pesquisa da Divisão de Astrofísica do INPE. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio.

O programa ressalta a astronomia do dia a dia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia e ondas gravitacionais, entre outros temas. Uma das novidades deste ano é a astrobiologia, que busca compreender a origem, evolução, futuro e distribuição da vida tanto na Terra como em outras partes do Universo.

"Promovido desde 1998, o CIAA já contou com cerca de 1.100 participantes, entre professores do ensino formal e estudantes de graduação de todas as regiões brasileiras. Muitos destes graduandos se tornaram professores e pesquisadores", informa Milone.

No curso, os participantes percebem como a astronomia está presente em nosso cotidiano e entendem a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias. O curso contribui ainda com a desmistificação da ciência e do cientista, em especial da astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa.

Informações e inscrições: http://www.inpe.br/ciaa2019/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.