LIVRO: Novas Janelas para o Universo

OBRA: NOVAS JANELAS PARA O UNIVERSO

AUTOR(ES):
MARIA CRISTINA B. ABDALLA
THYRSO VILLELA NETO

EDITORA
UNESP CAPA: ISABEL CARBALLO
ASSUNTO: ASTRONOMIA
COLEÇÃO: PARADIDÁTICOS
FORMATO: 12 X 21 CM
PÁGINAS: 120
EDIÇÃO: 1º
ANO: 2005
ACABAMENTO: BROCHURA
PESO: 130 GR
CÓDIGO: 645
ISBN: 857139573X

SINOPSE

Estamos vivendo uma era de descobertas astronômicas fabulosas. Percebemos, a cada dia, o quanto ainda nos resta descobrir sobre o cosmos e o quanto as novas tecnologias têm nos ajudado nessa aventura do descobrimento, permitindo a abertura de novas janelas pelas quais podemos apreciar a beleza do Universo. Este volume da Coleção Paradidáticos tem por objetivo fazer que o leitor se sinta entusiasmado a participar dessa aventura e a aprender, cada vez mais, sobre o meio ambiente que nos cerca, que inclui, além do ar, dos mares, dos riso e das florestas, também o Sol, a lua, os planetas, as estrelas, as galáxias, os aglomerados de galáxias, os quasares, os pulsares, os buracos negros... Ou seja, descobrir o Universo com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas de que o Homem dispõe.

ORELHAS
Apesar de tudo o que o ser humano já descobriu sobre o Universo, em longos anos de estudos, não desvendou nem mesmo 5% de sua constituição. Complexo e difícil de ser explicado, o Universo não está sempre ao alcance de nossos olhos, e seu conhecimento demanda o uso de sofisticados aparelhos, desafiando-nos a procurar respostas para muitas perguntas, que ainda continuam em aberto. Ao mesmo tempo, a Astronomia, por lidar com objetos de grande beleza e muito distantes da Terra, tem sido considerada uma ciência romântica, sem aplicação prática. Este livro mostra que essa é uma visão equivocada, pois as pesquisas na área têm gerado grande quantidade de produtos e tecnologias do nosso cotidiano. Mesmo sem pretender detalhar todas as tecnologias já desenvolvidas pela Astronomia, os autores procuram entusiasmar o leitor a participar da grande aventura de compreender cada vez mais sobre o meio ambiente - rios, florestas, planetas, o Sol, as estrelas - e de conhecer melhor os resultados dos estudos dessa ciência, em benefício da vida na Terra.

SOBRE OS AUTORES: Maria Cristina Batoni Abdalla é professora livre-docente do Instituto de Física Teórica da UNESP, em São Paulo. Foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no CERN, em Genebra, na Suíça. Thyrso Villela Neto é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia - INPEMCT, em São José dos Campos (SP). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira no biênio 2000-2002.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
O Universo em que vivemos

CAPÍTULO 2
Novas tecnologias: proporcionando ao Homem uma nova visão do Universo

CAPÍTULO 3
O Universo em ondas de rádio e as microondas cósmicas

CAPÌTULO 4
Uma radiografia do céu: o Universo em raios X e gama

CAPÍTULO 5
O Universo revelado pelas partículas elementares

CAPÌTULO 6
O Universo continua um grande desconhecido...

GLOSSÁRIO

SUGESTÕES DE LEITURA

QUESTÕES PARA REFLEXÃO E DEBATE